sexta-feira, 23 de março de 2012


Alvarenga e Ranchinho

CIDADANIA - I

Eles pensam que reclamar dos tropeços e da incompetência na gestão das cidades não é cidadania, tomam as reclamações como uma ação política e/ou pessoal e escalam uma corja de servis para sistematizar uma perseguição ao indivíduo em gozo dos seus direitos de civilizado.

Isso se tornou uma constante no estado brasileiro desde sempre e consolidou-se com a ditadura Vargas em 1937,  e a criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), o  braço armado do DIP era a polícia secreta do estado, chefiada por Filinto Müller, que incubia-se de perseguir, prender e torturar a quem eles consideravam inimigos do estado.

Alvarenga e Ranchinho era uma dupla musical sertaneja, que foi sistematicamente perseguida e presa pelo DIP, os dois trabalharam durante anos no Cassino da Urca, onde aprimoraram um estilo de sátira política e foram presos dezenas de vezes, pelo humor que produziam em seus espetáculos, e pelas sacadas humorísticas com que gozavam o presidente Vargas e sua ditadura.

Em 19/04/1939, aniversário de Getúlio, Alzirinha, filha do presidente levou a dupla para apresentar-se com todo o seu repertório de sátiras para o pai, Getúlio acabou gostando e deu ordens para que acabasse a censura a dupla no país. Só quem não gostou foi o pessoal do DIP (Departamento de Intrigas e Puxasaquísmo), porque definitivamente puxa-saco não tem senso de humor.

‘Eita mundo veio’’

Nenhum comentário:

Postar um comentário