quinta-feira, 21 de junho de 2012


foto internet

(RIO+20)  -  A  BABEL  DA  SUSTENTABILIDADE

A embromação internacional da sustentabilidade, vai a todo vapor, para lugar algum, após cinco dias de extensos debates filosóficos de egos e de vaidades inflamados, chegou-se finalmente a um rascunho final, com propostas para serem apresentadas aos chefes de estado reunidos (vejam que tolice), que podem alterar, suprimir ou mesmo excluir textos, de uma a todas as propostas do tal rascunho final.


É como se você participasse de uma Conferência Internacional, e só fosse descobrir o que realmente vai ser apresentado, depois de cinco dias do início ao evento. O assunto é sustentabilidade. Porém ninguém sabe especificamente o que, ou quais os interesse deverão ser discutidos.


Vitrine Internacional de pesquisas básicas por demais conhecidas, e soluções já descartadas pelo investimento financeiro internacional, apresentam-se como soluções milagrosas. Querem investimentos, os governos dizem não.


A presidenta Dilma, como poderosa anfitriã, viu-se alçada a condição de presidir a conferência, o que caberia naturalmente a Ban Ki-Moon. Dilma acabará sendo o bode expiatório dos sócios americanos e europeus, além de poder tornar-se persona non grata das ONG´s insustentáveis e insatisfeitas. O grande interesse dos mais ricos é que a responsabilidade pelo equilíbrio/sustentabilidade do planeta fique a cargo do Brasil (mais que piada). A Alemanha quer austeridade, os economistas generosos querem investi-mentos subsidiados aos países ricos, que sem ativos ambientais, clamam pela floresta amazônica, o aquífero guarani e a bacia hidrográfica brasileira, além disso tudo, querem ficar sem nenhuma responsabilidade no chamado equilíbrio sustentável.


Positivo só a denúncia de que os subsídios internacionais ao agro-negócio chegam a um trilhão de dólares por ano. Uma parte substancial desses subsídios deveriam ser usados em sustentabilidade, seria a salvação da RIO+20.


Para concluir o rascunho final, porque se sabe que nada vai ser discutido ou resolvido agora, cogita-se que daqui a dois anos em 2014, voltariam os turistas sustentáveis, para a concretização desse bendito documento.

Provavelmente, em plena copa do mundo!

 P.S. - A conclusão do rascunho final, foi adiado para o ano de 2015, em 2014 todos os hotéis já possuiam reservas para a Copa do Mundo. Ufa!!!


2 comentários:

  1. até que enfim um comentário da rio+20, sem babaquice e com bom humor. Realmente essa foi um evento para se fazer turismo e visitar o rio de janeiro, que propriamente tratar dos problemas de degradação do planeta terra. Zeca Vermelho

    ResponderExcluir