quinta-feira, 26 de julho de 2012


CAPA DO CORDEL

CRUZ DAS ALMAS EM CORDEL

A Casa da Cultura e A Fundação Cultural Galeno d´Avelírio promovem o primeiro título da série “Cruz das Almas em Cordel: VULTOS E IMAGENS DO CRUZEIRO DAS ALMAS”, de autoria do poeta Hermes Peixoto. Com lançamento marcado para o dia 27/07/2012 a partir das 20:30 horas na Casa da Cultura em Cruz das Almas - Bahia.

O Brasil vem acompanhando o reviver atrevido da literatura de cordel, nas entrelinhas dos conglomerados da comunicação. Nos últimos anos milhares de novos títulos foram produzidos, principalmente no nordeste brasileiro, dezenas de novos cordelistas, embalados por autores como Bule-Bule, Cuíca de Santa Amaro e Pinto de Monteiro, premiaram os leitores com pérolas literárias em versos e rimas, com os mais diversos temas: da ficção ao realismo fantástico, das histórias de amor ao lirismo do protesto social.

Hermes Peixoto extrai de suas memórias um pouco da história de Cruz das Almas, do nascer do nome ao nascer da cidade, de personagens simples aos empavonados, de Cícero Nazareno ao Senador Themístocles, dos fatos e narrativas que embalaram esses mais de cem anos de rugosidades políticas, as belas lembranças de paisagens e logradouros, imagens de praças e fontes, locais e costumes, tudo ali, explicadinho, pra gente sentir saudade ou saber como era...

Nada melhor que a cultura como agente facilitador da inclusão social. Do cordel ao balé, passando por todas as variantes culturais que teimosamente tentam sobreviver ante ao abandono secular dos estabelecidos nos tronos e no poder.

O autor também agradece em especial aos Amigos da Cultura em Cruz das Almas, que possibilitaram a edição e a publicação deste trabalho.


A cultura está acima da diferença da condição social. “Confúcio”

Um comentário:

  1. Parabéns ao Hermes, pela publicação. E a Casa da Cultura de Cruz das Almas pela iniciativa de publicar literatura de cordel, um gênero por demais esquecido.
    Alfredo L.C.

    ResponderExcluir